sábado, 1 de novembro de 2014

Novo Marketing – O Poder Dos Consumidores

Novo Marketing – O Poder Dos Consumidores


 Mercados nasceram quando os seres humanos optaram por adquirir o que eles precisavam negociando uns com os outros em vez de produzir por si próprios ou tirá-lo de alguma outra pessoa à força. O momento da concepção proto-mercado foi quando
o primeiro vendedor ofereceu-se para negociar com o primeiro cliente, e que aquela oferta foi aceita.

Por milênios, esta dança de mercado era tão maravilhosamente simples como era requintadamente eficaz, tendo em seu núcleo três elementos principais:

1. O produto, controlado pelo vendedor

2. Informações sobre o produto, também controladas pelo vendedor

3. A decisão de compra, controlada pelo cliente

A verdadeira razão dos clientes comprarem de você


A partir dessa primeira operação, quando conchas eram a moeda de reserva, a dança do mercado foi realizada zilhões de vezes com pouca variação. Eu tenho chamado este período “A Era do do Vendedor”, porque o vendedor controlava dois dos três elementos.

Todos atualmente no mercado foram ensinados  sobre séculos de práticas de como ser um vendedor, como era o paradigma dominante em torno do qual a economia global funcionou. Então aconteceu algo que não ocorria há 10 mil anos: Uma nova era - Eu chamo isso de "A Era do Cliente".


Você está pronto para a nova “era dos clientes”?


Esta nova era nasceu como microcomputadores e inovações associadas convergindo com internet de alta velocidade e aplicativos associados. Como essa convergência mudou paradigmas do mercado, que passou o domínio do poder, do vendedor para o cliente.

O mercado de dança milenar ainda é maravilhosamente simples. Mas, quando os dançarinos se reúnem na “Era do Cliente”, um novo líder emerge, porque o controle dos principais elementos de relacionamento mudou:

1. Os produtos e serviços ainda são controladas pelo vendedor.

2. _ decisão de compra ainda é controlado pelo cliente.

3. A informação - incluindo a experiência dos clientes - é agora facilmente e abundantemente disponível para o cliente sem ser controlada, filtrada ou distribuída pelo vendedor.

A Era do do vendedor está sucumbindo à era do cliente conforme  estes  resistem às restrições da antiga época e abraçam o fortalecimento do novo. Durante este período de transição, os vendedores estão operando em universos paralelos, mas não por muito tempo.



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Twitter mostra o valor em ouvir os clientes


A energia que está dirigindo a mudança da era original para o novo é a expectativa dos clientes. A melhor maneira de pensar sobre a pressão que a nova era está impondo sobre o antigo é com uma analogia geológica, especificamente o deslocamento das placas tectônicas.

Quando duas placas tectônicas da crosta terrestre se chocam, já que ambas não podem ocupar o mesmo espaço, algum terá que dar lugar ao outro. Os geólogos chamam isso de subdução, quando uma das placas desliza para debaixo da outra.
Se você estiver operando o seu negócio com base em  séculos de práticas da “era do vendedor”, ou seja, a forma como fizemos negócios nos últimos 10 milênios, você está ficando sem clientes ou se limitando a manter apenas os que têm as mesmas antigas expectativas da velha era.

Mas se você está fazendo os ajustes necessários para identificar e atender às expectativas dos clientes na “nova era”, você pode ver que seu mundo acabou de se abrir até a era emergente das expectativas dos clientes. Pergunte-se em qual placa tectônica sua empresa está montada - na de cima ou naquela que está sendo empurrada para baixo?

Nas palavras de Rishad Tobaccolwala, diretor de inovação da VivaKi, "O futuro não se encaixa dentro do recipiente do passado."

Sua empresa já está operando em uma época onde os clientes ditam as regras. Eles gostam desta capacitação recém-encontrada, e esperam cada vez mais vendedores paquera se conectem com base nos seus próprios  termos.

Vendedores visionários estão fazendo a conversão à era das expectativas dos clientes. Vendedores tacanhos, nostálgicos de quando eles tinham o controle, estão se tornando irrelevantes e estão perecendo. Que tipo de vendedor você é?


Na Era do Cliente o maior perigo não é estar sendo pouco competitivo, mas tornar-se irrelevante!

(por Jim Blasingame - tradução: Jenifer Neubern)