domingo, 29 de janeiro de 2017

Pague-se Primeiro


Segundo uma pesquisa publicada na revista Época, em breve, não seremos mais um país jovem. O rápido envelhecimento da população coloca o Brasil diante de uma questão urgente: como ensinar uma sociedade inteira a economizar.


Conforme a pesquisa em 2040 os brasileiros jovens de hoje estarão na idade entre 40 e 50 anos, e pouco se economiza em termos de garantir uma aposentadoria futura, já que no Brasil as regras estão prestes a mudarem para muito pior.

Apesar de ser uma questão cultural, atingindo vários países pelo mundo todo, nós devemos fazer nossa parte e não esperarmos tanto do governo, e para isso temos que mudar nossa mentalidade e nossas atitudes.

“Tudo isso pode pintar uma imagem muito sombria, mas há algumas boas notícias. Se você seguir uma regra simples a partir deste dia, você terá uma oportunidade real de mudar sua situação financeira de longo prazo: Pague-se primeiro.

Antes de gastar algum dinheiro em contas, entretenimento, ou qualquer outra despesa, invista uma parte de cada salário. Se seu fundo de emergência estiver faltando, complete-o primeiro. Se você tem reservas de curto prazo suficientes, concentre-se na aposentadoria.

Idealmente, você deve procurar poupar 10% (ou mais) de cada salário, mas se você não pode atingir esse alvo ainda, poupe o quanto puder. Mas não importa quão pouco você reserve, certifique-se de salvar algo antes de gastar um centavo. É a única maneira de garantir que você terá dinheiro disponível quando você realmente precisar dele.”

Se você fizer uma simulação, verá o quanto vale a pena começar imediatamente esse procedimento.

Acompanhe uma simulação simples, tomando como exemplo uma pessoa de trinta anos hoje, com a meta de se aposentar com 60 anos. Seriam 30 anos de investindo 100,00 por mês num título IPCA do Tesouro Direto, ou colocando em poupança por exemplo. Confira abaixo:

IPCA: R$ 226.299,08
POUPANÇA: R$ 157.240,62

Naturalmente não precisa nem dizer que hoje em dia a Poupança é um dos piores meios de se aplicar o dinheiro, mas esse é um assunto à parte.  

Como podemos observar na simulação acima, é uma quantia considerável, que poderá ser ainda maior dependendo do quanto você consegue investir por mês.

Vale a pena ou não? Pense nisso e comece a “pagar-se primeiro”, religiosamente, como uma prioridade. No futuro, você vai se agradecer por isso!