segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Conferindo Suas Finanças


Conferindo Suas Finanças

Hoje em dia a palavra “crise” é a mais falada, todo mundo só pensa na crise, vive com medo da crise, e é crise, crise, crise.... ufa!

Mas será que a coisa tem que ser tão feia assim? Será que você não está indo “no embalo” dos outros, e colocando a culpa na crise, em geral?

Pois bem, tudo que você tem que fazer é uma apurada análise da sua situação financeira, assim... na prática. Tem alguns passos para isso, que facilitam bastante quando se quer checar a quantas anda a saúde financeira da nossa casa, da nossa família ou, ainda, apenas a sua saúde financeira – o seu bolso.

Vamos lá:

PASSO 1 -  Faça uma lista com todas as suas despesas/dívidas. Mas coloque tudinho mesmo no papel, até as coisinhas que você achar mais bobinhas.

PASSO 2 – Agora faça outra lista com as suas fontes de renda. Tudinho que entra, mesmo algum “bico”, qualquer coisa mesmo.

PASSO 3- Na prática, o que você vai fazer é uma continha básica de subtração: qual lista ficou com saldo maior???

Se a lista 1, das despesas, ficou maior... você está com problemas! Está tendo mais gastos do que ganhos e essa situação vai se agravando, vai aumentando, e tudo vira uma bola de neve como todos nós já sabemos, não é mesmo?

O que fazer, então?

Bem, para resolver tudo de uma vez fica difícil, mas até daria para se fazer isso dependendo da situação. Se suas dívidas incluem cartões de crédito e / cheque especial, então seu foco deverá ser este. No caso do cartão de crédito tem como entrar em contato com a administradora do cartão e negociar essa dívida. Geralmente compensa bastante, pois o valor cai muito, além de ser possível quitar o saldo devedor em várias parcelas. Mas cuidado: não vá negociar parcelas caras, que irão te colocar novamente no mesmo tipo de situação!!!

O próximo passo é cuidar do seu limite do cheque especial; talvez seja bem interessante negociar no seu banco um parcelamento para a quitação e encerramento do seu limite de crédito. É praticamente o mesmo procedimento adotado para o problema do cartão de crédito.

Agora você precisa cuidar dos seus gastos mais básicos, estipular prioridades, cortar os excessos, etc... é cortar, mesmo!!!

Seguindo esses primeiros passos, adotando essa primeira postura, você com certeza vai começar a sair da crise, e respirar mais aliviado.

Espero ter ajudado com este artigo, e qualquer dúvida deixe seu comentário, troque ideias aqui no blog... valeu!